0

MENTORIA/TUTORIA PARA GRUPOS MUSICAIS EAD


INTRODUÇÃO

Faz alguns anos, na verdade desde o início do site brasilinstrumental em 2000, que sonho em construir uma plataforma online com o curso de MPBJAZZ Tatuí. Bem, águas muitas rolaram e por vários motivos foi ficando prum depois. Em 2017 fui contemplado com o ProAC de Publicação de Conteúdo Cultural com o projeto Ánalise e Improvisação Musical Online, um primeiro passo pro sonho acordar. Assim criei dentro do site brasilinstrumental.com uma plataforma de estudos com o Guia Prático para Instrumentistas, onde falo do som, sistemas musicais ocidentais mais usados e outras 3 seções:  a Técnica com estudos de escalas e arpejos, a Prática com os 6 books de repertório que compilei para o curso em Tatuí e a seção de Análise e Improvisação com a análise dos temas dos 6 books pelo sistema orbital. Todas as partituras estão em Concert, Bb, Eb, clave de Fá, clave de Dó em pdf e também playbacks de estudos e temas. Como disse uma plataforma, assim como uma biblioteca, só entrar e usar. Porém qual livro devemos pegar numa biblioteca para que nos ajude naquilo que precisamos? Então por isso estou montando esse trabalho para grupos musicais online, a ser desenvolvido de forma direcionada ao grupo, assim como uma tutoria ou mentoria, simulando o caminho pedagógico que criei para Tatuí, onde a prática do repertório é o centro orbital das outras matérias. Aqui trabalharemos percepção, análise harmônica, melódica e estrural através da prática do repertório nos levando assim a improvisação criativa. Teremos o foco no sistema temperado, o mais usado no mercado, afinal quantos barzinhos de free jazz, música aleatória, gigs de dodecafonismo ou serialismo tem por aí? Mas mesmo assim trabalharemos essas estéticas, através dos conceitos de desmelodia e desharmonia, bem como da caricatura musical, tudo com muito espaço para criação, afinal música é a arte dos sons. Aqui vocês não serão espectadores e sim participantes.

O custo é zero, é grátis, mas doações podem e devem ser feitas para a Associação Brasil Cultural para que seus projetos como o Músicos sem Fronteiras possam acontecer. Porém nesse momento os valores doados serão usados na integra para o auxílio dos profissionais autônomos das artes.

 

CONCEITOS

Penso a partir das bases pedagógicas que criei para o curso de MPB e Jazz de Tatuí, construir um curso livre, onde o desenvolvimento seja feito através da prática, sem níveis ou provas, sem estética definida, já que música é uma coisa só, mesclando o erudito, o popular, o folclore e a manifestação cultural local. A força da proposta está na música viva, aprendida enquanto praticada, como numa ciranda, amarelinha, pelada, queimada, tanto faz campo, quadra, bola de meia ou de gude, só importa participar com a alma e a presença, esses sim são os pressupostos fundamentais para a vida, estar e acontecer.


OBJETIVOS

A mentoria/tutoria é dirigida para grupos em qualquer formação de instrumentos melódicos, harmônicos, percussão e voz, não havendo limite de idade e nem nível técnico necessário, já que a ação cultural de integração social faz com que uns aprendam com os outros dentro da proposta de leitura das capacidades e da utilização desse material humano como elemento de criação. Será utilizada a técnica de arranjo e composição “In loco”, construída através da criação espontânea, onde a participação criativa dos integrantes do grupo é de fundamental importância para os resultados. As estruturas que norteiam o processo criativo são totalmente frutos do meio, com suas realidades técnica e cultural. Desta forma a integração, música e músico, se faz de maneira total, completa e única.


INSCRIÇÕES

Aqui já começa a criatividade e a participação. Vamos estruturar isso juntos, cada grupo com seu próprio perfil e objetivo, assim como pode vir pronto, com a auto organização de vocês, também podemos montá-los através de um banco de interessados com foco nos assuntos de maior interesse, tipo performance em estéticas e estilos (choro, jazz, bossa, etc), improvisação, arranjo, composição, freejazz, livre improvisação, criação espontânea e por ai afora. Entrem em contato e vamos organizando.


INVESTIMENTO

Gratuito

Doações

Obs. Neste período de quarentena 100% dos valores doados serão destinados a projetos que remunerem artistas autônomos em geral.

Associação Brasil Cultural

CNPJ 11.110.593/0001-65

Banco do Brasil Ag 6505 6 CC 41.506-5

Deposito identificado - unidos pela arte