Objetivos
Cadastrar profissionais da música para treinamento e capacitação através de oficinas presenciais em cada município para implantação do Projeto Músicos sem Fronteiras Online. Uma equipe de músicos renomados coordenados pelo idealizador do projeto Paulo Flores trabalha por 3 dias com formações de grupos de professores e alunos inscritos, provenientes de qualquer estética, podendo estar em qualquer nível técnico para o desenvolvimento do aprendizado e da prática musical. O evento resulta em uma apresentação pública com todos os participantes que é aberta pelos professores/músicos interpretando alguns dos 140 temas dos 6 books disponibilizados pelo projeto. O repertório das oficinas será feito de temas variados do universo dos participantes, mesclando música erudita, popular e folclórica e de composições próprias coletivas com a técnica de arranjo e composição “In loco”, que serão construídos através da criação espontânea, onde a participação criativa dos integrantes do grupo é de fundamental importância para os resultados. As estruturas que norteiam esse processo são totalmente frutos do meio, com suas realidades técnica e cultural. Desta forma a integração, música e músico, se faz de maneira total, completa e única. Não existe limite de idade ou nível técnico, já que a ação cultural de integração social faz com que uns aprendam com os outros dentro da proposta de leitura das capacidades. Assim de maneira prática e criativa será introduzida e demonstrada a forma de utilização da plataforma de EAD musical que poderá suprir a carência criada pela lacuna da educação musical presencial, que nesses 10 anos de aprovação da lei não conseguiu ser implantada. A plataforma apoia as manifestações locais e investe no desenvolvimento da mão de obra local, respeitando dessa forma as realidades dos universos visitados. Para cada localidade será desenvolvido um projeto de utilização da plataforma, de acordo com suas características socioculturais e técnicas. A manutenção será constante através da própria plataforma no site www.brasilinstrumental.com bem como através da formação de grupos de trabalho virtual (whatsaap, facebook, scape, youtube, etc) criados de acordo com a demanda da região também com videoaulas. Hoje temos a tecnologia para apoiar esses grupos de maneira efetiva com a utilização dessa plataforma, que está disponível grátis, online assim ajustando o desenvolvimento individual de cada aluno ao todo de seu grupo cultural. A plataforma disponibiliza hoje:
http://www.brasilinstrumental.com/an-lise-e-improvisa--o-musical-online.html
GUIA PRÁTICO PARA INSTRUMENTISTAS
parte 1 - do som
parte 2 - do ritmo
com 34 aulas teóricas e exercícios e vídeo aulas
Escalas e Arpejos
Estudos de escalas e arpejos maiores, mixolídio, menores: natural, harmônica, melódica e modo dórico, com partituras para instrumentos em Concert, Bb, Eb, Clave de Fá e Clave de Dó, totalizando 480 páginas de exercícios com playbacks em ciclos de 4ª e 5ª, 3ªM e 6ªm, 3ªm e 6ªM e cromático.
Estão disponibilizados na seção os books com 425 partituras com 140 temas e playbacks, para o estudo da performance e da improvisação em Concert, Bb, Eb, Clave de Fá e Clave de Dó, distribuídos em 6 Books com graus de dificuldades técnica/harmônica crescente.
Harmonia e Improvisação
Aqui os temas desses livros recebem a análise harmônica para improvisação/arranjo através do sistema orbital com técnicas de desharmonização e desmelodização, bem como técnicas de caricaturas sonoras e livre improvisação.
Dentro da SEÇÃO DE ANÁLISE foi acrescentado os links das gravações originais para uma maior referência cultural e estilística. Também está sendo aberta a SUBSEÇÃO AULAS E COMENTÁRIOS (vídeo aulas) onde cada tema será esmiuçado com propostas e demonstrações tocadas da aplicação do material para improvisação.
A plataforma apresentará duas vertentes pedagógicas a que lida com a linguagem musical e a que lida com a música arte estimulando a criação de linguagens de maneira livre e espontânea. Esta seção tinha a previsão de um material bem menor do que o que está sendo apresentado, porém com a pesquisa com os alunos, em testes com a plataforma, foi descoberta a necessidade de fundamentar bem mais e aprofundar o conhecimento da linguagem musical tradicional.