Oficina de Choro e Ritmos Brasileiros
www.brasilinstrumental.com
APRESENTAÇÃO
A Oficina de choro e ritmos brasileiros foi construída pelo Prof. Paulo Flores especialmente para somar as culturas do choro e dos ritmos brasileiros. Ela é realizada em 2 fases a primeira presencial em 3 períodos de atividades de 4 horas e uma apresentação pública onde serão trabalhadas músicas de Benedito Lacerda e Pixinguinha com a técnica de arranjo e composição “In loco”, construídas através da criação espontânea, onde a participação criativa dos integrantes do grupo é de fundamental importância para os resultados. As estruturas que norteiam o processo criativo são totalmente frutos do meio, com suas realidades técnica e cultural. Desta forma a integração, música e músico, se faz de maneira total, completa e única. Não existe limite de idade e nem nível técnico necessário, já que a ação cultural de integração social faz com que uns aprendam com os outros dentro da proposta de leitura das capacidades e a utilização desse material humano como elemento de criação. As músicas estão disponibilizadas em www.brasilinstrumental.com/
A oficina é dirigida para todos os instrumentos, percussão e voz, não havendo limite de participantes (mínimo de 10), de idade e nem nível técnico necessário.
Realizamos esse trabalho nesse semestre no Macapá AP onde unimos os elementos do choro com o marabaixo um ritmo tradicional do norte do Brasil e assim pretendemos fazer nos CCBBs unindo os ritmos tradicionais das regiões do Brasil como por exemplo:
Norte – AMAPA AP
Marujada, Cirandas, Carimbo, Marabaixo
Nordeste - OLINDA PE
Oeste - CAMPO GRANDE - MT
Cururu Polca de carão Catira e o Sertanejo.
Sudeste – RIO DE JANEIRO - RJ
Maxixe Choro Lundu Samba
Sul – PORTO ALEGRE - RS
Fandango Vanerão Milonga Chula e o Chamamé
Frevo Maracatu Xaxado Bumba-meu-boi Tambor-de-crioula e o Forró Centro
que serão integrados de forma espontânea de acordo com a cultura dos participantes em cada localidade. O material que será trabalhado estará disponível para os participantes no site assim como foi feito em Macapá agilizando o processo de trabalho.
Público Alvo
Arte educadores, músicos profissionais (todos os instrumentos e voz) ou amadores, estudantes de música.
Todas as pessoas que queiram despertar sua Inteligência Criativa através dos sons, transformando-os em música e experiência de vida.
Não haverá limite de participantes.
Cronograma
3 encontros
1 performance pública
Certificado
Alunos 1
A oficina dará certificado de participação pela Associação Brasil Cultural, entidade de desenvolvimento, pesquisa, produção e fomento das artes, vinculada a Fapesp, aos alunos que se inscreverem para as 2 fases:
Fase 1 presencial – 12 hs
Fase 2 online – 12hs
Alunos 2
Fase 1 presencial – 12 hs
Promoção aos inscritos
http://www.maritaca.art.br/bene1+cd.html http://www.tratore.com.br/cd.asp?id=7898909537306
Material
Abaixo as partituras das músicas que serão trabalhadas na oficina para instrumentos em concert, Bb, Eb e clave de fá. Áudios originais e playbacks de referência.
Choros
Pagão (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
Seu Lourenço no vinho (Pixinguinha e Benedito Lacerda)
Minha flauta de prata (Meira)
Gorgulho (Benedito Lacerda)
Seresteiro (Benedito Lacerda)
Valsas
Mirthes (Benedito Lacerda)
Boneca (Benedito Lacerda e Aldo Cabral)
Isis (Benedito Lacerda e Jorge Faraj)
Sambas cantados
Primeira linha (Heitor dos Prazeres)
Disca minha nega (Benedito Lacerda e Magalhães)
Olha congo (Dario Ferreira)
Choros