Toninho Ferragutti
Toninho Ferragutti é músico, compositor e arranjador. Possui 9 CDs autorais e uma extensa participação em shows e em CDs de artistas importantes no Brasil e no exterior, além de duas indicações ao Latin Grammy.
Não foram poucos os músicos que se dedicaram ao acordeon: muitos deles tornaram-se virtuosos no instrumento, além de criarem um repertório fundamental que enriqueceu a MPB. Toninho Ferragutti é um destes exemplos. Músico, compositor e arranjador, desde cedo escolheu este instrumento como ferramenta de inspiração e construção de uma bem sucedida carreira. Seus primeiros acordes nasceram em Socorro, no interior do Estado de São Paulo, sua cidade natal. Foi incentivado em casa pelo pai, Pedro Ferragutti, também músico saxofonista e compositor de valsas, choros, dobrados e marchas. O complemento dos estudos se deu nas rodas de choro, grupos de baile, grupos de música gaúcha e gafieiras, além da formação acadêmica no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas, acrescentada de aulas particulares de acordeon com Dante D’Alonzo, e de harmonia com Claudio Leal Ferreira.
Antes de se profissionalizar, Toninho Ferragutti cursou três anos de veterinária na UNESP de Botucatu, curso que abandonou no último ano para se mudar definitivamente para São Paulo, em 1983. Este período marca o início de sua carreira como músico profissional. Apresentou-se em programas de televisão; participou de gravações de discos e gravações de trilhas para cinema e novelas; e esteve presente em shows e gravações de CDs de grande parte dos artistas da MPB como: Gilberto Gil, Edu Lobo, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Mônica Salmaso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Chico Cesar, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeom, Lenine, Paulo Moura, Marisa Monte, Elza Soares, Dory Caymi, Joyce, Nelson Ayres, Nico Assunção, Hermeto Pascoal, Lenine, Elza Soares, Grupo Corpo, Mario Adnet, Proveta, Maira João e Mario Lajinha (Portugal), Seigen Ono (Japão) e Antonio Placer (França).
Atualmente tem se dedicado a fazer shows dos seus mais recentes trabalhos, sejam solo ou em parcerias, como: “Festa na Roça”, com Neymar Dias; “Comum de Dois”, com Marco Pereira; “Como manda o Figurino”, com Bebe Kramer; “O Sorriso da Manu”, com quinteto de cordas, piano clarineta e percussão; e o “Nem Sol, Nem Lua”, com quinteto de cordas. Além disso, o projeto “Grupo Luceros dança Toninho Ferragutti” vai percorrer varias cidades brasileiras em 2015 com Patrocínio da Boticário.
Atua como solista de diversas orquestras, como a Orquestra de Maria Schneider (USA), Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Orquestra Petrobrás Pró-musica, Orquestra da Câmera da Universidade da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasilia e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).
Tem duas indicações ao Latin Grammy: em 2014, com disco “Festa Na Roça”, lançado em parceria com o violonista Neymar Dias, na categoria Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras; e em 2000, com o CD “Sanfonemas”, na categoria Melhor Álbum de Música Regional. Seu mais recente disco solo, “O Sorriso da Manu”, esteve na lista dos 10 melhores CDs de 2012 na opinião do crítico musical Carlos Calado.
Entre os seu trabalhos mais recentes estão apresentações com Quinteto de Cordas no Festival de Música de Câmara do SESC, apresentação junto a Orquestra de Cordas de Londrina, participação no Festival Victor Salvi (Cartagena/Colômbia), shows com Liliana Herrero no Teatro Tecnópolis (Buenos Aires/Argentina), no Spoleto Jazz (Charleston/USA) em Concertgebouw (Amsterdam/Holanda), BMW Festival (São Paulo/SP), Womad Festival (New Plymouth/Nova Zelândia e Adelaide/Austrália) e Carnegie Hall com Gilberto Gil (New York/USA).